Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
19 de Abril de 2024

Justiça do Trabalho condena empresa a restituir os valores reduzidos do salário de trabalhadores por não observar a redução proporcional de Jornada.

Publicado por Wanderson Marquiori
há 3 anos

Empresa de comércio varejista é condenada na Justiça do Trabalho a restituir os valores reduzidos do salário de trabalhadores por não observar a redução proporcional de Jornada e exigir trabalho integral.

Nas ações patrocinadas pelo escritório Marquiori Advocacia os Autores demonstraram que firmaram acordo de redução proporcional de Jornada e Salário no percentual de 70%, mas o empregador, continuou exigindo a prestação de serviço integral.

O Juiz da 1º Vara do Trabalho de Contagem/MG entendeu que o acordo não preencheu os requisitos de validade e no mesmo entendimento aplicável as hipóteses de suspensão com manutenção de atividade, determinou, que a empresa procedesse à restituição dos valores reduzidos ao trabalhador.

Na ação os trabalhadores também foram indenizados em decorrência da extinção do contrato de trabalho no período de garantia de emprego.

O escritório Marquiori Advocacia esclarece que as flexibilizações para realização de acordos individuais no período de Pandemia de COVID19 mitigando a redação do texto constitucional, somente foi, referendada pelo STF em razão da "inexistência de prejuízo", nesses termos, quando o empregador não observa estritamente os limites legais, a consequência somente pode ser a ilegalidade/nulidade do acordo e o restabelecimento do status quo anterior.

As decisões foram confirmadas pelo TRT da 3º Região.

Fonte: 0011007.92.2020.5.03.0029 | 0011006.10.2020.5.03.0029

  • Sobre o autorProfessor universitário, Advogado e Autor de obras jurídicas
  • Publicações4
  • Seguidores8
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações39
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/justica-do-trabalho-condena-empresa-a-restituir-os-valores-reduzidos-do-salario-de-trabalhadores-por-nao-observar-a-reducao-proporcional-de-jornada/1202643732

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)